A importância de ensinar os cães em casa antes de exigir o comportamento esperado na rua

Fala gente, beleza?

Hoje tivemos a oportunidade de testar os comandos ensinados ao Luke em ambiente externo.


Até o momento construímos com ele o senta, o deita, o place e iniciamos o recall(quando chamamos o cachorro de volta para nós). Esses são comandos básicos e de muita utilidade na realidade de cães domésticos.


O senta é sempre pedido quando precisamos que o cão espere para atravessar a rua, por exemplo. O deita favorece o relaxamento do cachorro e é a posição indicada quando o cão tiver que esperar por períodos maiores. O place além de muito aplicado em casa, como já explicamos em outros artigos, na rua se torna indispensável quando precisamos que o cachorro espere por um longo período e de forma relaxada e calma, mesmo com uma série de coisas acontecendo ao redor, por exemplo, em um restaurante. Já o recall é extremamente importante para que o cão saiba voltar a você sempre que for chamado nas mais diversas situações do cotidiano.


Quando queremos ensinar um comando aos nossos cães, o ideal é fazer isso em um ambiente completamente neutro, ou seja, um ambiente sem muitos estímulos que favoreça o foco e atenção do cachorro em nós e no que estamos pedindo e mostrando a ele como executar, porque na rua será sempre mais difícil aprender um novo comportamento, uma vez que tem uma série de coisas acontecendo ao redor e que desvia bastante a atenção dos cães. Então, sempre que começamos a ensinar qualquer comando ou comportamento que queremos dos cães fazemos isso dentro do Bangalô Dog Hostel primeiro, e assim está sendo com o Luke. No vídeo abaixo é possível ver a construção completa do comando deita com o ele.





Só depois de sessões como essa do vídeo é que vamos pedir ao cão a execução do comando em qualquer outro lugar. Como dissemos acima, a rua é um ambiente mais desafiador, porque tem cheiros novos para explorar, movimento de pessoas, outros cães que passam, barulhos e muitos outros acontecimentos desconhecidos e que representam novidade aos cães. E sem construir a nossa relevância em casa, a novidade sempre será mais atraente do que nós. Por isso, a importância da aula e ‘ensaios” antes da ida a rua. É como se em casa fosse o treino e na rua o jogo, a prova para valer.

Na rua é que os comandos precisam funcionar, é lá que precisamos que o cachorro esteja atento a nós, porque é isso que irá garantir a segurança e o aproveitamento da atividade tanto para o cachorro como para quem está conduzindo. Então, sempre que construímos algo com os cães no Bangalô, vamos para o ambiente externo avaliar. É lá que temos a resposta sobre o que treinamos, o que precisamos repetir mais vezes em ambiente neutro e o que distrai e tira mais o foco do cão. Todo e qualquer comportamento que você queira que o seu cão tenha quando estiver fora de casa, só irá ser bem sucedido se vocês praticarem isso dentro de casa.

Depois do treino de ontem, hoje levamos o Luke à uma praça muito gostosa e cheia de cheiros, texturas e cães circulando e lá pudemos executar todos os comandos. O Luke respondeu muito bem a comunicação na E-Collar. O recall foi o comando que menos trabalhamos com ele em ambiente neutro, por isso mantivemos uma distância bem curta nesse treino da praça, sem expectativas que ela respondesse em uma distância maior que isso. Ficamos bastante satisfeitos com o comportamento dele nos treinos em ambiente externo. Agora é ampliar ainda mais.

Vale super a pena conferir esse vídeo se você tem interesse em ensinar o seu cachorro a voltar para você quando chama. Veja que começamos sempre com uma distância bem curta para aos poucos ir aumentando e a longo prazo, com uma guia longa ou com o colar eletrônico, você poderá dar mais liberdade ao seu cachorro(em um ambiente favorável para isso), porque ele saberá voltar a você quando chamado. Esse comando é essencial se você quer dar liberdade ao seu cachorro sem colocar ele ou qualquer outro cachorro e pessoas em risco.




0 visualização

Bangalô Dog Hostel ​© 2017 |

Escola - Hotel - Consulta Comportamental - Treinamento

(11) 9 7337-2725 | (11) 9 7222-3635

bangalodoghostel@gmail.com

Av Manuel Augusto de Alvarenga, 67 - São Paulo/SP

  • YouTube - Círculo Branco
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon