Vamos falar sobre caminhada estruturada?

Atualizado: Jul 1


Os cães têm a necessidade de passear, e isso não é novidade. Mas você já parou para pensar de onde vem essa necessidade? Será que um passeio é só um passeio mesmo?


Os cães são animais migratórios, ou seja, animais que estão sempre em deslocamento. Na natureza, isso se dá pela necessidade de encontrar comida e água para sobreviver. Embora, nos dias de hoje e no nosso contexto urbano, não haja a necessidade de ir atrás de alimento, essa característica está presente no DNA deles, e isso nos torna responsável por suprir essa atividade de trabalho.


Por isso, quando batemos na tecla da importância da caminhada, não estamos falando do xixi na esquina. Estamos considerando uma das mais importantes necessidades básicas do cão, inerentes à sua natureza, assim como se alimentar, dormir e beber água. Essa atividade que parece tão simples, é na verdade o que conecta o animal com o seu papel na Natureza, é muito mais sobre quem ele é como espécie no Reino Animal, antes de ser quem ele é na vida de uma família. Caminhar com o seu cão é oferecer a ele novos estímulos físicos, sensoriais e mentais, como situações, sons e cheiros. Proporciona aos cães a possibilidade de uma vida equilibrada.


ENTENDENDO O SEU PAPEL NA CAMINHADA ESTRUTURADA


O primeiro instinto dos cães é o de matilha e isso nos diz muito sobre o nosso papel na caminhada. No livro o Encantador de Cães do Cesar Milan destacamos um pequeno trecho: “ A matilha de um cão é sua força de vida. O instinto de matilha é o primeiro instinto. O status do cão na matilha é seu eu, sua identidade. A matilha é tão importante para os cães, porque, se alguma coisa ameaça a harmonia dela, ameaça a harmonia individual de cada animal. A necessidade de manter a matilha estável e funcionando bem é uma grande força motivadora para todos os cães.”


Dito isso, sabemos que a matilha é composta por um líder e este é quem vai instituir as direções do grupo. Na natureza a definição desse papel é instintiva e nasce com os indivíduos. Por isso, um cão com uma energia mais forte e dominante pode demorar a aceitar uma liderança, mas o instinto de estar numa matilha que funcione direito é maior. É aí que entra o papel do tutor como líder e conseqüentemente a figura que dará as regras, limites e direções na caminhada.


CAMINHADA ESTRUTURADA, O QUE É E COMO FAZER?


A caminhada estruturada é quando você comanda o passeio e o cão lhe segue. Ao organizar a estrutura da caminhada de maneira que o seu cachorro te siga, ele vai entender sua posição na matilha. Quando mencionamos o trecho do Cesar sobre ameaçar a harmonia da matilha, significa que, se os papéis(líder e seguidor) estiverem bem estabelecidos no grupo, o cachorro estará predisposto a manter o foco no líder em prol da sobrevivência do grupo (você e ele), fortalecendo assim o relacionamento entre vocês.

Para criar esse elo de liderança com o seu cachorro é preciso ter uma postura calma e assertiva, orientá-lo sobre o que é ou não permitido fazer. No caso da caminhada, tudo já deve estar planejado. O Tempo do passeio, o objetivo do passeio, e onde serão permitidas as pausas para farejar e fazer xixi. Um líder toma a frente das situações. Nós sempre tendemos a “negociar” com os cães, principalmente naquele momento da caminhada em que eles se esticam atraídos por algo para farejar. Não negocie, lembre-se, você já planejou tudo!


Ao observar um grupo de cães agindo de forma natural, ou seja, sem a interferência humana, é fácil reconhecer um líder a partir de sua linguagem corporal, você perceberá o corpo esticado , a cabeça para cima e uma postura segura. Na caminhada, esteja atento a sua postura, isso lhe ajudará a imprimir uma energia de confiança.

Como tudo na vida, para se chegar a um lugar eh preciso o primeiro passo. Trace uma meta por vez. Não desista, não se deixe abater por uma situação que não foi como imaginava.

“Tão importante quanto o destino é a jornada”

Renata Lima e Thiago Schulz

Bangalô Dog Hostel


204 visualizações1 comentário

Bangalô Dog Hostel ​© 2017 |

Escola - Hotel - Consulta Comportamental - Treinamento

bangalodoghostel@gmail.com

Av Manuel Augusto de Alvarenga, 67 - São Paulo/SP

  • YouTube - Círculo Branco
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon